Ficar sem uma reserva financeira é algo muito ruim. Especialmente se você precisa resolver alguma emergência e acaba tentando recorrer ao crédito pessoal, mas tem o pedido negado por estar com o nome sujo

Está é a realidade de muitas pessoas no Brasil. O porcentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 67,1% em junho deste ano, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada desde janeiro de 2010 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

A CNC destaca que as famílias estão solicitando mais crédito para pagar pagar dívidas e despesas recorrentes. 

Neste post, vamos te auxiliar a entender se o seu nome está sujo e o que você precisa fazer limpá-lo. 

O que significa nome sujo? 

A expressão nome sujo significa que uma pessoa deixou de pagar alguma dívida e o credor colocou o CPF dela em listas de serviço de proteção ao crédito, como Serasa Experian e o Serviço de Proteção Crédito (SPC). 

Como saber se meu nome está sujo?

Existem diversos lugares de consultar online para você descobrir se o seu nome está negativado. Confira alguns:

Serasa

A Serasa possibilita uma consulta gratuita para saber a situação do seu CPF. Para fazer isso, é necessário entrar no site Limpa Nome Online

Você cadastra suas informações no site e o sistema analisa seus dados e possíveis dívidas com as empresas participantes. Entretanto, a consulta só mostra pendências com as 90 companhias que fazem parte do Limpa Nome Online. 

Consulta no SPC

O SPC Brasil não disponibiliza a consulta gratuita de nome sujo na internet. Para acessar o serviço online, é necessário entrar no site da empresa e pagar um valor de R$ 9,90 até R$ 16,90.

Quais são as restrições do nome sujo?

  • Dificuldade em abrir uma conta bancária 
  • Restrição para conseguir crédito
  • Pagar taxas mais altas de crédito 
  • Cobrança Judicial 

O que fazer para limpar o nome? 

O CPF negativado impedirá você de realizar diversas ações importantes na sua vida. Veja aqui alguns passos que podem ajudar a limpar seu nome

1 -Renegociar suas dívidas

Para limpar seu nome é necessário quitar suas dívidas pendentes. O primeiro passo é saber quais estabelecimentos o deixaram com nome sujo e tentar renegociar sua dívida com eles.  

2 – Organize sua vida financeira 

Planejar sua vida financeira é uma das principais ações para você entender para onde seu dinheiro está sendo gasto e como economizar para não perder controle das finanças. 

3 – Corte gastos 

Se você já estiver com uma dívida, não gaste o restante da sua reserva financeira em coisas que não precisa. Reavalie suas compras e limite seus gastos conforme o planejamento financeiro equivalente à sua situação atual. 

Como manter o nome limpo

Depois de pagar suas dívidas e limpar seu nome não esqueça das lições acima sobre organização financeira! 

Organizando suas finanças e gastos recorrentes, dificilmente você esquecerá de pagar alguma parcela ou conta. Você também pode conferir nossas dicas de planejamento financeiro para te ajudar. 

Click Cash faz empréstimo para negativado? 

Atualmente, a Click Cash só concede empréstimos para pessoas sem restrições de crédito. Faça uma simulação de empréstimo pessoal conosco através de nosso aplicativo.

Deixe um comentário

PT_BR