As taxas de juros são uma porcentagem cobrada sobre o valor total que você pede emprestado ou economiza. Por isso, mesmo uma pequena variação nas taxas de juros pode ter um grande impacto. Portanto, é importante ficar atento quando sobem, caem ou permanecem iguais, para evitar surpresas.

O que é a taxa Selic?

Segundo o Banco Central, a taxa Selic é definida “como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002)”.

Então, entenda mais a fundo os juros:

● Simples

O juro simples não sofre alteração com o passar do tempo. Portanto, essa taxa é aplicada ao valor inicial, mas não é uma prática comum no sistema financeiro.

● Compostos

Já os juros compostos atuam sobre o valor principal da operação já corrigido com juros e são mais comuns nas operações financeiras. Principalmente, quando se trata de empréstimos e investimentos. Esse tipo de taxa é também conhecido para “juros sobre juros”, podendo sofrer alteração a cada mês.

● Moratório

Os juros de mora acarretam sobre o valor em aberto e sofrem aumento de acordo com o atraso dos pagamentos. Por isso, há cobrança diária deste juros. Então, quanto mais tempo uma pessoa leva para pagar a dívida, maior será o juros a ser pago.

● Nominais

Os juros nominais consideram o tempo e o preço para poder contabilizar o tamanho do juros. Além disso, ela pode ser expressada de forma mensal, trimestral, semestral ou anualmente, e normalmente em porcentagem. Contudo, é importante ressaltar que não é o tempo que dirá se é nominal ou não, mas sim o que está expresso no contrato.

● Reais

Os juros reais são um indicador usado para determinar a rentabilidade real de um empréstimo. Desse modo, para os bancos, essa taxa indica o quanto o banco realmente teve de lucro ao emprestar dinheiro para os clientes.

● Rotativos

Os juros rotativos ocorrem quando o titular do cartão de crédito paga menos que o total da fatura e, então, o valor restante entra na fatura seguinte e são cobrados juros. Caso não pague, novamente o total com juros segue para nova fatura, o que acarreta ainda mais juros.

Por favor, deixe o seu comentário, ou pergunta abaixo.

Fique atento a novas postagens toda sexta-feira aqui no nosso blog.

É fácil solicitar o seu empréstimo pessoal!

Click Cash é a opção ideal se você precisa de dinheiro imediato. Aqui você consegue, de forma 100% online, obter o seu crédito em poucos minutos. Basta baixar o aplicativo, selecionar o valor desejado e o número de parcelas que deseja. Após fornecer informações sobre você, o seu perfil de crédito é criado e a Click Cash retorna com uma proposta personalizada.

Deixe um comentário

PT_BR