A quarentena impulsionou o consumo online no Brasil e, com ele, as fraudes na internet. Em março, houve um aumento de 71% nas compras por meios digitais após a Covid-19, segundo a pesquisa da NZN Intelligence. 

Com o acréscimo, uma maior quantidade de dados bancários, documentos ou números de telefone, entre outros dados, circulam pela internet. Para conseguir acesso aos dados pessoais dos usuários, criminosos utilizam métodos como invasão de contas privadas em redes sociais e até sequestro de arquivos empresariais. 

Fraudes financeiras comuns na internet 

Neste artigo, vamos abordar as mais comuns fraudes na internet e o que fazer para se proteger dos golpistas. 

Phishing bancário 

As projeções divulgadas pelo Laboratório Especializado em Segurança Digital da empresa PSafe indicam que crimes virtuais como phishing bancário cresceram 43% comparado o primeiro semestre deste ano com o anterior. 

O phishing bancário é um golpe que atrai as vítimas com informações falsas como:

– Anúncios em redes sociais prometendo mais crédito no cartão 

– Mensagem de SMS alertando movimentação bancária irregular com link para entender mais

– Telefonemas que solicitam seus dados bancários para oferecer alguma promoção 

Os fraudadores usam esses meios para roubar informações sensíveis e conseguir usar o cartão de crédito em nome das vítimas. 

Notificações falsas de serviços de e-mail 

Os golpistas usam este método para obter seu nome e senhas para serviços de e-mail. A estratégia usada é induzir os usuários a restaurar suas senhas. 

Clonagem de WhatsApp 

O levantamento da PSafe também aponta que, de março a junho de 2020, foram 365 mil vítimas a mais de clonagem do WhatsApp, no mesmo período do ano passado. 

O objetivo dos criminosos é pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima. Eles convencem o usuário a compartilhar por telefone o código enviado pelo WhatsApp por SMS, para autenticar o novo celular.

Como se proteger de fraudes na internet?

Quem se torna vítima desses criminosos pode passar por muitas coisas para recuperar suas informações e denunciar o crime. É preciso, então, criar hábitos seguros no ambiente digital. Confira, a seguir: 

  • Crie senhas fortes que incluam números e letras
  • Não envie dados pessoais para ninguém na internet se não estiver 100% seguro de que o site é confiável. 
  • Tenha bom senso e desconfie de promoções com dinheiro fácil demais, celular de presente e etc. 
  • Investigue as informações da empresa, antes de passar qualquer dado pessoal. 
  • Leia atentamente as mensagens que recebe. Não clique em tudo que você vê na internet. 

Fui vítima de uma fraude na internet, o que fazer? 

Ao saber que foi vítima de uma fraude financeira, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a Instituição ou empresa relacionada com o golpe.  Guarde todas as provas, como prints de tela, e-mails, SMS e outras mensagens recebidas. 

Formalize o ocorrido em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui e faça  a denuncia na delegacia de crimes virtuais mais próxima da sua casa. 

Empréstimo pessoal para quitar dívidas 

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