Na hora de resolver uma situação de emergência, pagar uma dívida, reformar a casa, é comum se perguntar qual a melhor opção de crédito: empréstimo pessoal ou financiamento? 

Neste post, vamos mostrar as diferenças entre esses tipos de crédito e como escolher o melhor para você.

O que é empréstimo pessoal? 

É uma forma de crédito que não necessita de garantia para o uso. Ou seja, você solicita o valor e usa da forma que achar melhor.  

O único comprometimento que você terá nesta opção de crédito é o pagamento das parcelas, com acréscimo de juros em todas as datas acertadas no contrato. 

Como o nome indica, o empréstimo pessoal é direcionado para pessoas físicas. O dinheiro é depositado em sua conta em até um dia útil.  

Na Click Cash, você leva poucos minutos para solicitar um empréstimo. É só baixar nosso aplicativo e colocar o valor desejado, escolher as opções de parcelamento e preencher suas informações de cadastro.   

Quais as vantagens do empréstimo pessoal? 

Liberação de crédito rápida 

Em poucos passos no nosso aplicativo, você pode ter sua solicitação aprovada e o dinheiro na sua conta em até um dia útil. 

Melhor que o cheque especial 

O empréstimo pessoal costuma sair mais barato que o cheque especial, que possui juros diários, podendo aumentar sua dívida exponencialmente em pouco tempo. 

Emergência 

O crédito pessoal  é ideal para te ajudar em casos de emergência, onde o dinheiro faz diferença no resultado. 

Desvantagens do empréstimo pessoal

Falta de planejamento 

Pegar dinheiro emprestado sem planejar os gastos pode ser um mal negócio para você. No final, você poderá pagar mais encargos e tributações do que de fato necessitava. 

Impulso 

Solicitar um empréstimo pessoal por impulso não é uma boa ideia. Você pode prejudicar seu orçamento  e gastar o dinheiro com coisas não essenciais. 

Taxa de juros

Os  juros de empréstimo geralmente são maiores, visto que não necessita de nenhuma garantia do solicitante.

O que é financiamento? 

Para solicitar um financiamento é necessário explicar qual será a utilização do dinheiro. Ele pode ser para compra de equipamentos, automóveis, imóveis e etc. O motivo deve estar claro no momento da contratação do crédito. 

No geral, o financiamento envolve valores mais altos que o empréstimo pessoal, por isso, a aprovação pode ser mais burocrática.

Quais as vantagens do financiamento? 

Demora para aprovação 

Vários documentos são necessários para aprovar o crédito. Qualquer falha ou erro na entrega da papelada pode atrasar o negócio e aumentar o tempo para aquisição do financiamento. 

Justificar o motivo para solicitar o crédito 

Limitar o uso do crédito somente para a ação justificada no contrato com a instituição financeira. 

Risco de perder o bem 

Se você não pagar as parcelas em dia, corre o risco de devolver o bem adquirido para quitar as dívidas acumuladas com a instituição financeira contratada. 

Principais diferenças entre empréstimo pessoal e financiamento 

Entender as diferenças entre as opções de crédito te ajudam a escolher a melhor, conforme sua necessidade. 

Juros 

Por ter um objetivo delimitado, as taxas de juros são menores nos financiamentos, comparando com o empréstimo pessoal. Entretanto, o empréstimo pessoal pode compensar para você, caso não queira depositar um bem como garantia. 

Objetivo do empréstimo

Está é a maior diferença entre o empréstimo e financiamento. Enquanto o empréstimo pessoal pode ser utilizado para qualquer coisa, o financiamento necessita de um objetivo já definido e alinhado com a instituição financeira. 

Praticidade

Pela burocracia envolvida, o financiamento pode ser mais demorado. Então, o empréstimo pessoal pode ser mais prático. Tudo depende da sua necessidade. 

Afinal, qual o melhor? 

Depende da sua necessidade. Se você sabe exatamente o motivo e quanto vai precisar de dinheiro, fica mais simples comparar as opções de crédito e escolher a que cabe melhor no seu bolso. 

Se o seu objetivo é dinheiro rápido e seguro para pagar uma conta, dívida ou reforma, baixe o aplicativo disponível na Play Store e faça uma simulação agora!

Deixe um comentário

PT_BR