Falta de informação no uso e na proteção de dados pessoais online leva os usuários a ficarem cada vez mais vulneráveis na internet. No Brasil, de acordo com dados da CNDL e do SPC, 8,9 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes no último ano. Quase metade desse número ocorreu em transações e compras na internet. Uma pesquisa realizada pela ACI aponta o Brasil como o país com mais riscos no uso de cartões de débito, crédito e pré-pagos. Além disso, o Brasil foi colocado na segunda posição global entre os países com mais fraudes – atrás apenas do México. A desinformação e insegurança online são evidentes, mas existem medidas que você pode tomar para se proteger melhor. Confira as dicas:

Golpes e Links suspeitos

São muito comuns mensagens no WhatsApp ou e-mail com ofertas tentadoras que parecem boas demais para ser verdade. Ao clicar no link, você corre o risco de ter seus dados capturados, ou pagar por um produto ou serviço que nunca irá receber. Portanto, não abra esses links mesmo que o remetente seja alguém conhecido. Além disso, esses golpes costumam levar para sites falsos ou mesmo réplicas de sites oficiais, levando o usuário a acreditar que está em um ambiente seguro. Ainda existem links infectados por vírus e malwares, que são enviados para redirecionar o usuário para páginas de phishing. Estas páginas são construídas para coletar seus dados e usados em golpes.

Cheque bem as informações

Então a melhor maneira de se prevenir é usar o bom senso, fazer pesquisas quanto a reputação do site e se há golpes similares circulando por aí. O próprio Banco Central disponibiliza listas com as instituições que são autorizadas pelo órgão a oferecer empréstimos, financiamento, consórcios e outros serviços financeiros. As listas podem ser consultadas neste link. Essa é uma ótima maneira de conferir as informações e fontes que você recebe são idôneas.

Continue ligado aqui no blog, pois semana que vem haverá mais duas dicas de como se prevenir das fraudes online.

É fácil solicitar o seu empréstimo pessoal

Click Cash é a opção ideal se você precisa de dinheiro imediato. Aqui você consegue, de forma 100% online, obter o seu crédito em poucos minutos. Basta baixar o aplicativo, selecionar o valor desejado e o número de parcelas que deseja. Após fornecer informações sobre você, o seu perfil de crédito é criado e a Click Cash retorna com uma proposta personalizada.

Deixe um comentário

PT_BR