É importante utilizar a informação e tecnologia a seu favor para tomar decisões mais proveitosas, e assim quebrar o ciclo de endividamento. Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo terá para crescimento nesse aspecto. Com um pouco de planejamento, você estará no caminho certo. Então, confira essas 5 dicas para quem quer começar a investir:

● Defina metas:

O primeiro passo é ter metas bem definidas. Por exemplo, por que você deseja investir e o que espera alcançar. Seja para criar uma renda extra, aposentadoria antecipada ou economizar, essas metas determinarão os seus próximos passos.

● Aprenda sobre o assunto:

Então, é hora de começar a aprender sobre investimento. Estude a terminologia básica para saber como tomar decisões coerentes. Leia sobre ações, títulos e fundos, pois é preciso entender a fundo os tipos de investimentos que existem no mercado, para não encontrar surpresas desagradáveis. Não se esqueça de outros detalhes que incluem diversificação, otimização de portfólio e eficiência de mercado.

● Informe-se sobre as taxas:

As taxas de investimento a longo prazo podem prejudicar os seus lucros. Mesmo que taxas de 1 a 2% possam não parecer tão altas, em 10, 20 ou 30 anos isso pode custar bastante. Além disso, algumas contas de investimento também podem ter outras taxas de gerenciamento. Portanto, é sempre bom pesquisar e entender a fundo os custos do seu investimento.

● Invista apenas o que puder:

Analise seu orçamento e calcule quanto você pode realmente se dar ao luxo de investir. Por isso, considere todas as suas despesas, além de fazer uma reserva de emergência. Se tudo correr conforme o planejado, seus investimentos aumentarão em valor com o tempo. Mas é sempre importante considerar o caso de não dar frutos, ou até mesmo sofrer prejuízos.

Dê uma olhada nas suas dívidas também. Você pode se sair melhor investindo o dinheiro excedente para pagar suas dívidas – cartões de crédito, empréstimos e dívidas fiscais. Não há risco de perder dinheiro desta forma, além disso, você estará em melhor posição financeira para investir no futuro.

● Aprenda a lidar com os riscos:

Muitos investidores cometem o erro de evitar tomar riscos, o que pode até ser bom a longo prazo. Embora investir em ações possa ser mais arriscado do que, digamos, colocar seu dinheiro em uma caderneta de poupança, no longo prazo os investimentos um pouco mais arriscados também podem trazer mais lucros.

Por favor, deixe o seu comentário, ou pergunta abaixo.

Fique atento a novas postagens toda sexta-feira aqui no nosso blog.

É fácil solicitar o seu empréstimo pessoal!

Click Cash é a opção ideal se você precisa de dinheiro imediato. Aqui você consegue, de forma 100% online, obter o seu crédito em poucos minutos. Basta baixar o aplicativo, selecionar o valor desejado e o número de parcelas que deseja. Após fornecer informações sobre você, o seu perfil de crédito é criado e a Click Cash retorna com uma proposta personalizada.

Deixe um comentário

PT_BR